A vida de viajante mão de vaca compreende muita dedicação em relação à pesquisa de preços. Estamos sempre atrás de passagem promocional, aquele hostel baratinho e bem localizado que oferece café da manhã, a cotação mais vantajosas das moedas, o valor da comida e da bebida no local, Enfim, são muitas variáveis até decidir qual vai ser aquele próximo destino mara e que cabe no bolso. Hoje temos uma infinidade de blogs, sites e apps que nos auxiliam nessa busca incessante pela “barateza”, e a ideia desse post é fazer um compilado das ferramentas que eu utilizo para economizar ao máximo.

IMG_1650

Praia de Itacoatiara | Foto: Bianca Santos

Passagem

Existem vários apps e sites que auxiliam na busca por passagens baratas, fazendo o comparativo entre companhias que fazem o mesmo itinerário. Entre os mais conhecidos estão o Melhores Destinos, Kayak, Decolar e Submarino Viagens, além, claro, dos apps e sites próprios de cada companhia aérea.

Melhores Destinos – A vantagem é que com esse app você recebe notificação no celular cada vez que é lançada uma promoção de passagens. Aí se você não tem data específica para viagem, basta ficar de olho no celular e correr pra garantir o valor promocional, porque sempre acaba super rápido! Você não precisa comprar pelo app deles, que direciona para o site viajanet.com, mas pode consultar a companhia que está em promoção e ir direto no site da própria companhia, utilizar milhas, etc. Recomendamos que compre pelo site, se você se sentir confortável, claro, pois os caras fazem um trabalho massa, e ganham uns trocados com cada compra feita através deles e sem que você pague nada a mais.

Decolar e Submarino Viagens – Nestes dois o que rola é uma comparação entre companhias. Informando data inicial e final, ele mostra quais são os valores e horários disponíveis. É ótimo porque você não precisa entrar em cada site de companhia para fazer a pesquisa, e como falei anteriormente, pode usar apenas para consulta e depois ir no site da companhia que escolher. Até porque em ambos existe uma taxa administrativa que você não vai pagar se for direto na companhia aérea. No Decolar você pode cadastrar o destino de preferência e o valor que gostaria de pagar na passagem, e quando rolar uma promoção que esteja nos critérios que você estabeleceu, o app te avisa.

Kayak – A lógica é a mesma: comparação entre companhias aéreas. Resolvi separar este porque é bem popular, mas acho a interface pouco amigável. Prefiro usar os outros sites e apps.

Resumindo, meus favoritos são o Melhores Destinos, que acabo utilizando para viagens de final de semana, com aquelas promoções malucas com passagem de volta por R$ 39,00, sabe? Já para viagens mais planejadas, costumo usar o Decolar para consulta.

Como curiosidade, vou relatar que uma única vez a lógica de passagem mais barata no site da companhia fugiu à regra. Buscando por passagens de Porto Alegre para San Andres, no decolar estava mais barato do que no site da Latam. Tipo diferença de R$ 600,00 ?

Atentem sempre a isso!

Hospedagem

Para hospedagem vai depender do que você procura, e mesmo que já tenha decidido em qual local se hospedar, sugiro sempre procurar pelo nome do local em vários sites/apps de reserva, porque quase sempre existe diferença de valores entre eles.

Os mais utilizados por mim são o Booking, o Airbnb, o Trivago e o hoteis.com. Gente, independente de qual plataforma utilizar, leiam os comentários de quem já se hospedou no local. Isso faz toda a diferença na hora de escolher.

Booking – Tem meio que de tudo. Hotéis, hostels, pousadas, e qualquer coisa que dê para alguém pagar para dormir. A maior utilização dele é para hostel mesmo, e é uma plataforma super confiável. Já utilizei a concorrente hostelworld e quando cheguei ao local a reserva, ela simplesmente não tinha sido repassada para o hostel, e tive que negociar na hora um outro valor.

Airbnb – Aqui pessoas comuns alugam seus espaços, seja um quarto compartilhado ou individual, até um apartamento ou casa inteiros. O pró é a privacidade maior, e estar em um lugar que é a casa de alguém. Para viagens mais longas é massa, pois você se sente um morador local! O contra é que se você está sozinha na estrada, nada melhor que um hostel cheio de gente para conhecer e trocar experiências. Não que isso não seja possível no airbnb, mas é em escala bem menor.

Trivago e hoteis.com – Esses dois fazem o comparativo entre hotéis, aí você escolhe localização, média de valor, tipo de quarto, etc. Para hotéis SEMPRE olhem nos dois sites, porque SEMPRE tem diferença de valores entre os dois.

Câmbio

Bom, para cotar valor de moedas, eu só tenho uma recomendação, o site ou app Melhor Câmbio. Ele mostra o valor da moeda que procura em várias casas de câmbio na cidade que você escolher, e se achar que os valores estão altos, pode fazer uma oferta de um valor mais baixo. Se alguma casa aceitar sua oferta, eles entram em contato para negociar.

Comidas e bebidas

Aí tem algumas opções que eu uso bastante para buscar informações. Os blogs de viagem, claaaaaro, grupos no facebook, que você pode buscar algum específico do destino que deseja, ou então entrar em grupos de mochileiros e pedir dicas. Também tem os fóruns do site mochileiros.com, que o pessoal atualiza com frequência.

Para este tópico é difícil de fazer indicações certeiras, porque vai depender do seu destino e estilo de viagem. Eu leio muito o blog Viaje na Viagem, pois tem muita informação relevante e atual. Mas aí você pode jogar no Google o destino que deseja e ele vai ter dar uma imensidão de blogs com relatos de viagem.

Além de todas essas ferramentas para buscar uma viagem perfeita e barata, a vantagem é que quanto mais você viaja, mais contatos você faz, e aí sempre tem aquela pessoa que você conheceu na América, que mora na Europa, mas já viajou pra Ásia e sabe dar várias dicas massa.

Tem um site muito bacana que da uma média de valores gastos por dia em vários lugares. É o Quanto Custa Viajar. Mas assim, é beeeem por cima mesmo, é bom para ter uma ideia apenas.

Se tiver alguma dica, manda pra gente! Vamos compartilhar conhecimento para que mais e mais gente possa cruzar nossos caminhos nesse mundão aí!