Mochileira de primeira. Pegou carona pela Europa e Brasil, com namorado e cachorro na bagagem! Entrevistei ela antes da minha viagem, para saber algumas dicas do que levar.

Eu que não imaginava que iria visitar ela na Bélgica, onde pegamos carona juntas para visitar o templo Hare Krishna, que fica em um castelo na menor cidade do mundo, Derbuy.

eu_e_valerie_carona_belgica

Eu e Valerie pegando carona na Bélgica

As Mochileiras – O que você carrega na sua mochila?

Valerie – Depende do tipo de viagem. Se você vai acampar, terá que levar sua barraca, saco de dormir e um isolante para usar como colchão. Se você não vai acampar, não precisará destes itens. Porém, um saco de dormir sempre ajuda, mas não é necessário.

As Mochileiras – Aonde você está indo agora?

Valerie – Vou para o Nordeste do Brasil.

As Mochileiras – Então, basicamente, você tem roupas de verão?

Valerie – Sim.

As Mochileiras – Você não carrega nenhuma roupa de inverno?

Valerie – Eu tenho apenas um suéter, uma calça comprida e um casaco para chuva, o que é muito muito importante para quando chove, e também mantém você aquecido. É muito útil, se você tem um bom casaco para chuva protege do vento também.

As Mochileiras – Sobre roupas, quantas peças você carrega?

Valerie – Eu tenho poucas roupas e muitas camisetas, entre 6 e 8 camisetas. Elas não ocupam muito espaço e facilitam a vida. Se você tem 3 blusões, por exemplo, ocupa muito espaço, mas camisetas extras não fazem muita diferença. Claro, se eu estiver indo para a Europa, traria ao menos dois blusões. Pois durante a noite pode fazer frio. Um blusão quente e um médio.

As Mochileiras – E sobre roupas íntimas?

Valerie – Muitas pessoas viajam com pouca roupa íntima, mas eu tenho bastante, pois eu sou preguiçosa para lavar roupas. Eu tenho entre 12 e 15 calcinhas. Sutiãs eu tenho entre 2 e 3, você não precisa mais que isso.

As Mochileiras – E sobre shampoo, sabonete, essa coisas. O que você carrega?

Valerie – Eu viajo apenas com shampoo, pois você pode usar como sabonete. Mas para mim condicionador é muito importante, então eu sempre viajo com condicionador. Eu tenho uma pequena nécessaire de higiene, com shampoo, escova de cabelo, pasta de dente, etc. É bom ter uma à prova d’água, pois se algo vaza, não vai para toda sua mochila. É muito bom.

As Mochileiras – Você carrega pijama? Eu fico na dúvida se devo levar pijama ou uma roupa confortável, que eu possa usar como pijama.

Valerie – O que é bom é levar uma calça confortável, que você possa ficar tranquila, usar por aí e também como pijama se precisar. Então, você não precisa ter calça de abrigo mais pijama. Uma coisa apenas. E camiseta, você usa qualquer uma.

As Mochileiras – Você carrega algo para fazer suas unhas?

Valerie – Você pode levar… Pode levar também uma pequena nécessaire com maquiagem e colocar algo para unhas junto.

As Mochileiras – E sobre meias?

Valerie – Ah sim, indo para Europa meias são muito importantes. Mas, meias são algo que você perde muito rápido. Uma maneira prática é levar a mesma cor, se você perder uma, você ainda pode usar a outra e não precisa comprar novas, como por exemplo, todas da cor preta.

As Mochileiras – E sobre a sua mochila, é 50 litros + 15 litros, certo?

Valerie – Sim, mas eu acabo não usando todo o espaço, pois se você viaja com uma mochila muito pesada, acaba sendo desconfortável. Eu nunca uso os 15 litros extras.

As Mochileiras – E você usa somente a mochila grande? Não usa uma pequena mochila extra?

Valerie – Sim, eu tenho uma espécie de bolsa, que você pode usar quando sai em algum lugar. Eu também tenho um pequeno “saco mochila”, o que é muito bom, ocupa muito pouco espaço e se ficar molhado seca muito rápido.

As Mochileiras – Você leva toalha de banho do tipo grande?

Valerie – Uma toalha é suficiente, levo uma toalha normal. E também uma canga, pois você pode usar como cobertor, no parque, na praia, pode usar onde quiser e não ocupa muito espaço.

As Mochileiras – Sobre sapatos, o que você carrega?

Valerie – Eu tenho um sapato de esporte (estilo botas de trecking), que ocupa bastante espaço, mas enquanto você viaja pode usar eles. São bons para viajar e para caminhar com sua mochila. Eu tenho chinelos, tênis e um par de botas (aquelas botinhas de cano baixo).

As Mochileiras – Acabo na dúvida se levo livros ou o iPad para ler livros…

Valerie – Aconselho levar apenas um livro, assim você pode trocar com as pessoas.

As Mochileiras – Você tem algum conselho para mochileiras?

Valerie – Meu conselho é: não pense que você vai precisar de muita coisa, não carregue muito peso, e se você precisar de algo provavelmente você irá comprar no local. Cuide das suas coisas, não perca suas coisas, isso é importante. Se você for viajar com muito dinheiro, coloque em diversos lugares. Coloque seu cartão de crédito em um lugar separado do seu dinheiro, em caso de roubo, você tem outra opção. Faça cópia do seu passaporte e coloque em outro lugar, assim você pode sempre provar sua identidade. É melhor manter seu passaporte na mochila grande, pois em caso de roubo é mais pesada do que sua bolsa… Provavelmente você não terá nenhum problema, mas se algo acontecer, é sempre chato perder documentos.

:)