Vivo uma relação de amor e ódio com o Rio de Janeiro. Das quatro vezes em que visitei a cidade, em duas delas estava chovendo. A cidade é linda, mas o mar é ruim. Já explico. O clima de praia me agrada e com o calor que faz no RJ, não há quem ache desnecessário um banho de mar. Aí a Bianca não sabe nadar. Aí ela toma um capote logo que coloca o pé na água. Aí ela finge que nada aconteceu e resolve que vai se refrescar é no chuveiro da barraquinha.

Morando em Porto Alegre, não existem muitas opções econômicas e baratas para voos de final de semana. Em suma, rola promoção pra SP, RJ E PR. Apesar da relação amor e ódio que citei acima, o lugar pra onde eu sempre volto é qual? Sim. Riiiiio!

Desta vez, resolvi que largaria o circuito Copacabana e Ipanema, e iria me aventurar em outras praias. Búzios? Arraial do cabo? Angra? Nada cabe nesse bolso aqui, sem contar o tempo perdido no deslocamento (pq eu só tenho o findi!). Vai para o mapa e vai buscando opções que talvez não sejam aquelas badaladas e conhecidas, mas que tenham o que eu preciso: mar e sossego. Niterói. Itacoatiara. Vejo fotos. 40km do aeroporto. Ok, estou convencida.

Olha essa praia, gente!

IMG_1650

Praia de Itacoatiara | Foto: Bianca Santos

Itacoatiara é uma praia dentro de um bairro fechado. Isso porque só existe uma entrada, e existe um posto policial nessa entrada. É super seguro, tem uns guardinhas em toda (ou quase toda) esquina.

O comércio é fraco, tem os bares a beira mar, uma sorveteria, um sushi e uma casa de sucos e hambúrgueres. Tudo na mesma esquina! Pra mim foi ok, mas senti um pouco de falta de um mercadinho pra ir a pé. O mercado mais próximo é fora do bairro, e é uma certa pernadinha pra ir caminhando. Naquele calor eu admito que não encarei.

O marzão

Pra não quebrar o karma, o mar estava bravo que não deu coragem de entrar. Itacoatiara é uma praia para surfistas, onde inclusive rolam campeonatos de surf. O mar é bem temperamental. Vi vídeos onde parecia Caribe com toda sua transparência e calmaria, e outros em que o mar subiu tanto que tiveram que fechar a praia. Peguei o meio termo, mas novamente, como não sei nadar, não quis arriscar. Apesar disso, é uma delicia ficar na beira curtindo o clima, vendo aquele marzão lindo de viver.

Praia de Itacoatiara | Foto: Bianca Santos

Praia de Itacoatiara | Foto: Bianca Santos

Passei a manhã na praia, na sombra das árvores bem de boas. Eis que uma criança que estava próxima aparece com um sanduíche imenso! Bateu a fome instantaneamente e fiquei de olho nos ambulantes pra comprar o meu também. Gente, que coisa maravilhosa! Sanduba super recheado com frango, cenoura, azeitona e ovo de codorna por 8 pilas. Por mais 2, leva um copo geladinho de mate. Aí no hostel descobri que o sanduíche é famoso na praia, mas o original é vendido pelos ambulantes de azul ou amarelo. Outros são pura imitação.

Sanduba típico de Itacoa | Foto: Bianca Santos

Sanduba típico de Itacoa | Foto: Bianca Santos

Também se convenceu a conhecer Itacoatiara? No próximo post teremos dica de hospedagem e as formas mais fáceis de chegar até lá!