Durante o planejamento da viagem investiguei a melhor forma de interagir com as culturas locais, e claro, de maneira barata. Selecionei o site WorkAway.info, e nestes últimos 7 meses tudo tem funcionado muito bem!

O que é e como funciona

Neste site, Bed & Breakfasts, Hostels, Fazendas e até mesmo Pessoas Físicas se cadastram gratuitamente, criando um perfil do host, para que os interessados se candidatem ao  trabalho voluntário. A maioria oferece estadia e refeições (confira sempre todas as infos no perfil do host). As horas de trabalho variam de 4 a 6 (mais que isso é demais para voluntariado), e certamente, lugares incríveis e pessoas maravilhosas passarão por sua vida de voluntariado, junto com muito aprendizado.

site_workaway_selecao_lugares

Primeira seleção de filtros | Site WorkAway

Para se registrar como voluntário a taxa é de 29.00 USD (1 perfil) e 38.00 USD (perfil duplo), válido por 2 anos. Depois de pagar, é só preencher seu perfil e começar a busca pelo mundo!

Ai vão algumas dicas básicas:

– Mantenha seu perfil atualizado e coloque fotos dos seus trabalhos voluntários.

– Escolha sempre locais que tenham feedback. Você pode usar esta opção no seu filtro de busca.

– A opção Uptated listing também é um bom filtro, pois indica que o host fez alguma atualização recente em seu perfil.

site_workaway_filtros

Filtros na busca pelo host | Site WorkAway

– Confira sempre o tempo de horas de voluntariado solicitado (afinal, você não quer um trabalho escravo).

workaway_escocia_Antonia Mayr

WorkAway em Stow, Escócia | Foto: Antonia Mayr

– Coloque no assunto da mensagem o período que você deseja permanecer no lugar (os hosts recebem muitas requisições, este primeiro filtro facilita a vida).

– Mande de 4 a 6 solicitações. Se não obter resposta em uns dois dias, mande um “Olá, gostaria de saber se você recebeu minha mensagem”.

– Por fim, antes de confirmar com sua melhor opção, Google it! Ache o local na web, procure mais detalhes, pois ninguém quer cair numa cilada!

– Chegando no local, tudo lindo maravilhoso, é bacana conversar com os chefes entre o primeiro e segundo dia de trabalho, para saber como funciona a rotina e  horários.

– Depois é só ser feliz, aprender e compartilhar experiências!

– Acabou? Deixou saudade? Nem tanto? Deixe seu feedback na pagina do host. É bom para você e bom para o local :)